Muitos aqui não sabem muita matemática, mas será feita uma abordagem simples dos cálculos de uma forma que todos possam entender. Nesse post, iremos focar nos Mario Party mais antigos, e ainda, vamos supor que todos os espaços amostrais são equiprováveis (todos os resultados possíveis têm mesma chance de acontecer).
1° caso: conseguir um "triplo 7" nos dados.
Se o jogador conseguir um triplo 7 na rolagem de 3 dados (ao usar um item que permita isso), ele ganha um prêmio de 50 moedas, o que dá a ele uma boa vantagem em relação aos outros. Existem 1000 possibilidades de rolagem de dados (10 x 10 x 10), em que há apenas 1 possibilidade para conseguir esse jackpot. Então, a probabilidade de conseguir um jackpot ao acaso é:
2° caso: obter o número exato para parar no Banco Koopa.
Todo personagem que passar no Banco Koopa sem parar nele é obrigado a pagar 5 moedas para aumentar a reserva do banco (capitalistas opressores!). Ao conseguir o número exato para parar no espaço do banco, o jogador recebe todo o dinheiro que foi depositado. No caso, o Mario pirata precisa de algumas moedas do banco, e ele está a 14 espaços do banco. Com um Mushroom, ele possui 2 dados para poder se deslocar até lá. Nessas condições, x + y = 14, em que x e y são números obtidos na rolagem dos dados. A probabilidade de o Mario conseguir, ao acaso, chegar ao banco é o total de soluções da equação acima (em que x e y variam de 1 a 10) sobre o numero total de possibilidades na rolagem dos 2 dados, que é 100. Então, a probabilidade é:3° caso: a melhor forma para se vencer o minigame.
No minigame 1vs3 Hide and Go Boom, do Mario Party 4, o pega deve tacar fogo nos canhões para atirar para longe os 3 escondidos nos canhões. O pega tem no máximo 3 tentativas para vencer, sendo que há 4 canhões (BAYX). Podemos calcular as probabilidades de vitória de cada equipe dependendo da configuração dos canhões.
Existem 3 cenários:
A) Todos os escondidos ocupam canhões diferentes (Ex: A, B, X ocupados e Y vazio).
B) Todos os escondidos ocupam o mesmo canhão (Ex: apenas A é ocupado).
C) 2 escondidos em 1 canhão e 1 escondido em outro (Ex: apenas A e B são ocupados).
Sejam P(E) a probabilidade dos escondidos ganharem e P(P) a probabilidade do pega ganhar, tem-se:
Cenário | P(E) | P(P) |
A | 75% | 25% |
B | 25% | 75% |
C | 50% | 50% |
Portanto, quanto mais espalhados estiverem os escondidos, menores as chances do pega vencer, pois ele terá menos chance de pegá-los em 3 tentativas. No cenário A, todas as tentativas do caça devem ser sucedidas, enquanto em outros cenários, a margem de erro aumenta um pouco.
Mario Party tem uma série de aplicações matemáticas que podemos explorar para aprender novas coisas. Esses tópicos já mostram que Mario Party tem muitas recorrências matemáticas e que probabilidade é um fator importante na vitória.
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