New Mario Kart 8 DLC links up to even greater fun – Clarion

Em partidas de Mario Kart, é extremamente importante realizar drifts a fim de realizar curvas sem necessidade de desacelerar e aproveitar-se dos mini-turbos para ganhar velocidade. Por isso, é necessário que o jogador tenha habilidade em drifts para se dar bem nas corridas.

Um dos princípios básicos para um bom drift é sempre realizar a curva mais fechada possível, bem próxima da encosta da pista. Dessa forma, o jogador percorre um arco de circunferência menor, realizando o percusso em um tempo menor. Matematicamente, ocorre a seguinte situação: 

Pela fórmula ℓ = α x r, quanto maior o raio (r) da curva, maior o seu comprimento (ℓ). A região em verde é o ângulo da curva (α), que é constante.

A superfície clara representa a pista e a escura a parte de fora, e considere A1 a trajetória de um drift estreito e A2 a trajetória de um drift muito largo. Os dois arcos são formados pelo mesmo ângulo. Visualmente, é notório que A2 é maior que A1, e isso ocorre porque a curva A1 possui um raio menor e a curva A2 possui um raio bem maior, e como o comprimento de arco e o raio 

são diretamente proporcionais, A2 > A1, 

então o tempo de A1 é menor que o tempo de A2.

I just had a thought, now that we have cars that can drive upside ...

Além disso, pode-se destacar que quanto mais o drift é fechado, mais rápido os mini-turbos são gerados, e com isso é até possivel usar dois mini-turbos na mesma curva. Em certos casos, é viável estender o drift para além da curva para aumentar o poder do mini-boost. Na figura a seguir, por exemplo, é mais vantajoso fazer a curva perto do abismo, apesar do perigo, do que usar a curva maior com os "boost pads", pois além da curva ser menor, o mini-turbo é mais eficiente.

OBS: No Mario Kart DS e no Double Dash, o mini-turbo funciona de forma diferente. Para executá-lo, basta alternar rapidamente os direcionais esquerdo e direito. Essa técnica se chama "snaking", por lembrar o movimento de uma cobra.

Nesse sentido, existem dois tipos de drifts que são executados por diferentes tipos de veículos. São eles:

  • Inside Drifting: São drifts que tendem ao centro da curva, portanto, elas são mais fechadas e podem ser realizadas logo no começo, o que diminui o tempo de trajetória no trecho. Basta apontar em uma direção para fazer uma curva bem fechada. Ela é presente em motos de esporte.
  • Outside Drifting: São drifts que se "fogem" um pouco da curva, e por isso, é necessário adiantar um pouco o drift para fazer uma trajetória fechada. Ela pode ser boa para executar mini-turbos de maior eficiência, devido ao maior tempo de carga. Esse tipo de drifting é mais difícil de se executar em casos de 2 ou mais segmentos curvilíneos.

No Mario Kart Wii, os veículos com Inside Drifting tem uma vantagem grande sobre os outros, mas no Mario Kart 8, os veículos são mais equilibrados e não necessariamente veículos com Inside Drifting se sobressaem.

Evidentemente que, para realizar drifts com maestria, é necessário um bom conhecimento da geometria de cada pista, usando drifts nos lugares corretos. Em conjunto com outras técnicas de Mario Kart, como o hopping ou tricks, o drift ajuda bastante a vencer corridas. Treine o drifting e boa sorte!

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