Muitos minigames de Mario Party possuem determinado fator de sorte no gameplay. Alguns minigames que apelam para a sorte podem até parecer injustos. Nessa postagem, iremos analisar o minigame “Bowser’s Big Blast”, do Mario Party 2 (que também está presente no Mario Party 4) para julgar se o minigame é justo ou não, observando as probabilidades que regem o jogo.

Funcionamento do minigame

>Inicialmente, os 4 jogadores vão se alternando para ativar 5 detonadores, sendo que apenas um está ligado a uma bomba, e caso esse detonador seja ativado, o jogador é explodido e perderá o jogo. Então na próxima rodada todos os detonadores são repostos, com um a menos, e inicia-se outro ciclo até que apenas um permaneça intacto. Caso todos os jogadores fiquem intactos em um ciclo, os detonadores são repostos e começa tudo de novo.

O minigame é justo?

>Em um minigame justo, todos os players têm a mesma chance de perder, independentemente da situação, ou ainda, da ordem em que eles estão dispostos. Consideremos um cenário inicial em que há 4 jogadores e 5 detonadores. 

A probabilidade do jogador 1 (Mario) perder nessa primeira rodada é de 1/5 = 20%, pois há um detonador explosivo dentro de 5. Agora, a probabilidade de algum dos próximos perderem na 1ª rodada depende do sucesso dos quem ativaram a bomba anteriormente (probabilidade condicional). Por exemplo, a probabilidade do jogador 2 (Peach) perder na 1ª rodada depende da probabilidade do Mario ganhar, que é de 4/5, e da probabilidade dela perder na vez dela, que é de 1/4 (pois tem 1 detonador a menos). Logo, multiplicando as probabilidades, obtém se que a chance é de 1/5, que é a mesma do Mario.

Aplicando o mesmo raciocínio para os outros dois, pode-se concluir que a probabilidade de todos em perder na primeira rodada são iguais e valem 20%. A mesma ideia é válida para as outras rodadas. Então, baseado nos cálculos probabilísticos, de fato o minigame é justo, apesar de ser basicamente pautado em sorte. 

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem