Se você já jogou Super Mario World, já deve ter notado que quando você acessa a fase Chocolate Island 2 (do 6° mundo) mais de uma vez, a fase muda de layout. Esse é um nível único que possui variações dependendo da forma de como você passa cada parte. Logo quando entramos nela, somos recebidos com a seguinte mensagem:
"Aqui, as moedas que você coleta ou o tempo restante podem mudar seu progresso. Você consegue achar a saída especial?"
Beleza, o texto é bem claro ao dizer que as moedas e o tempo influenciam em algo, mas como e em que exatamente? Essa informação dita é vaga e nessa postagem, iremos explicar com detalhes os fatores que influenciam nas variações da fase e além disso, o total de caminhos possíveis nessa fase. Também, vamos ainda explicar as rotas mais favoráveis para essa fase.
Funcionamento da mecânica
Para efeitos de explicação, vamos definir uma seção como sendo um grupo de mini-fases que possuem a mesma fator de entrada (moedas, tempo ou Dragon Coins). Para facilitar a compreensão, observe esse fluxograma:
Cada seção é afetada por fatores distintos e independentes, então o próximo caminho não depende dos passos anteriores, e sim da condição imposta para entrar na próxima parte. Portante, a sua progressão não é linear e é intercambiável. Por exemplo, olhando no diagrama, você pode entrar na parte A1 mas pode seguir em qualquer parte da seção B. Vamos explicar cada seção:
- Seção A: a fase que você irá acessar depende do número de moedas que você coletou no início do nível.
- Seção B: o caminho que se sucederá depende do tempo restante do cronômetro do jogo.
- Seção C: a sua última progressão está relacionada ao número de Dragon Coins que você coletou no decorrer da fase.
Sabendo disso, agora podemos falar das principais rotas para essa fase.
Principais Rotas
Primeiro, a rota da saída secreta. Observe, no diagrama, que a fase com a saída secreta é a fase 1 da seção B, portanto, ela é condicionada pelo tempo no cronômetro. Ela só aparece quando o tempo restante no relógio é maior ou igual a 250, ou seja, você precisa ser rápido para chegar na saída secreta. Sabe-se que a fase tem 300 segundos de duração, então você tem até 50 segundos para chegar lá. Como já dito, não importa qual caminho da seção A você pegue, pois esses passos são independentes.
Agora se você é um apto colecionador de Dragon Coins, veja a rota dos Dragon Coins. Você pode seguir por qualquer caminho, exceto as fases A1 e B1, que não contém essas moedas. Então, você precisa de pelo menos 9 moedas coletadas na seção inicial e demorar mais de 50 segundos para a transição da seção B. E lembre-se, ainda é necessário ter as 4 Switch Palaces ativadas para pegar a última moeda na fase C2.
Cálculo matemático sobre o total de caminhos
Vamos falar um pouco de matemática. Quantos caminhos distintos são possíveis formar nessa fase? A resposta desse problema é bem simples e requer conhecimento do Princípio Fundamental da Contagem (PFC), que diz que o total de possibilidades de um dado evento é a multiplicação do total de possibilidades de cada etapa do evento. Para facilitar o, vamos quebrar o cálculo em dois: um com os caminhos até a saída secreta (I) e outro com os caminhos até a saída normal (II).
- Situação I: para a saída secreta, temos 3 . 1 = 3 caminhos diferentes, pois são 3 possibilidades para atravessar a seção A e 1 possibilidade para a seção B
- Situação II: para a saída normal, temos 3 . 2 . 2 = 12 caminhos diferentes, já que são 3 possibilidades para a seção A, 2 possibilidades para a seção B (excluindo a saída secreta) e 2 possibilidades para a seção C.
Então, somando os dois cálculos, obtemos que o número total de caminhos é igual a 15.
Nesse post, então, esclarecemos algo que é mal explicado pelo jogo, e ainda traçamos rotas e desenvolvemos cálculos através dessas mecânicas. Bem supimpa, né?!
Postar um comentário